Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

EVENTOS IMPORTANTES PARA ESTE ANO

EVENTO 1:
Após uma bem sucedida edição piloto, a primeira realizada no Brasil no final do ano passado, o projeto Café Europa volta com tudo e pretende superar expectativas.

No próximo dia 21, na Casa de Cultura de Israel, ocorre a primeira edição de 2013. São esperados 120 participantes para uma tarde de muita música, dança e encontros. O Café Europa é um projeto feito especialmente para os sobreviventes da Shoá (Holocausto perpetrado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial). A ideia é que os participantes possam celebrar a vida, por meio de encontros festivos e atividades culturais diversas.
Uma grande oportunidade para encontrar velhos amigos e desenvolver redes de suporte mútuo. A iniciativa de promover o Café Europa no Brasil é da organização social Unibes, por meio da Agência Claims Conference, responsável pelo apoio aos sobreviventes brasileiros, e por um grupo de jovens voluntários que participaram da Marcha da Vida. Para conseguir captar R$12.500,00, recurso financeiro necessário para promover o evento, a Unibes lançou o projeto em uma plataforma de crowdfunding. Em menos de 15 dias a meta foi alcançada, graças a apoiadores como o casal Alessandra e Azuri Safra, que acreditaram na causa. Os sobreviventes interessados em participar do evento devem se inscrever pelo telefone (11) 3123-7343 ou claimsbrasil@unibes.org.br até o dia 17/04. Vagas Limitadas!
Sobre a Agência Claims Conference/Unibes – A Unibes é uma agência de suporte para todo o Brasil, da Claims Conference – The Conference on Jewish Material Claims Against Germany, que atende sobreviventes do Holocausto de todo território nacional, repassando-lhes verbas indenizatórias, através de programas assistenciais negociados com governos europeus. As verbas dos programas são direcionadas para as pessoas comprovadamente vitimizadas e que possuam complexidade de saúde e estejam em situação de vulnerabilidade social. Atualmente a agência possui 290 sobreviventes inscritos, sendo que 250 residem na cidade de São Paulo.
Serviço
Data: 21/04/2013 – Hora: 15h às 18h
Local: Casa de Cultura de Israel (Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré)

GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA
Fonte: http://www.pletz.com/blog/
Mais informações sobre este evento: http://israelemportugues.blogspot.com/2013/04/cafe-europa-1-edicao-de-2013.html

EVENTO 2:
Lembranças aos Soldados Caídos e Vítimas do Terrorismo

     Dia 15, horas antes das comunidades judaicas festejarem o Iom Haatzmaut, Dia da Independência do Estado de Israel, farão a tradicional homenagem aos soldados que pereceram nos 65 anos desde a Declaração de Independência feita pelo Parlamento Israelense. Diferentemente do Dia do Soldado, festejado no Brasil, o Yom Hazikaron homenageia praticamente toda a população do Estado de Israel, uma vez que todos os cidadãos se engajam no exército em algum momento de suas vidas.

No final deste dia, uma sirene provoca uma parada total no país. Nas casas, lojas, estradas, a população pára e dirige preces e pensamentos para os soldados conhecidos e desconhecidos que deram suas vidas em uma das muitas guerras na curta história moderna do páis. A mesma sirene soa nas comunidades judaicas que unem seus corações no desejo que que estes heróis sejam os últimos a justificarem um momento de tristeza antes da grande alegria de comemorar a Independência do Estado Judeu.


Fonte: http://www.hebraica.org.br/portal/
Mais eventos: http://www.pletz.com/blog/coral-infantil-da-unibes-se-apresenta-na-hebraica/ / http://www.pletz.com/blog/palestra-com-o-vice-presidente-do-facebook/

EVENTO 3:
 Amira Hass e Sérgio Malbergier debatem a construção da imagem de Israel e da Palestina através da mídia. Um evento imperdível!

 AMIRA HASS é correspondente do jornal israelense Haaretz para os territórios palestinos. Nascida em Jerusalém, morou três anos em Gaza e, desde 1997, vive em Ramallah. É autora dos livros “Drinking the Sea at Gaza: Days and Nights in a Land under Siege”, “Reporting from Ramallah: An Israeli Journalist in an Occupied Land” e “Diary of Bergen-Belsen: 1944-1945″. Recebeu os prêmios Golden Dove of Peace P…rize, Lifetime Achievement Award e Reporters Without Borders Prize for Press Freedom.
 SÉRGIO MALBERGIER é jornalista. Foi editor dos cadernos Dinheiro (2004-2010) e Mundo (2000-2004) da Folha de São Paulo, correspondente em Londres (1994) e enviado especial do jornal a países como Iraque, Israel e Venezuela, entre outros. Dirigiu dois curta-metragens, “A Árvore” (1986) e “Carô no Inferno” (1987). Escreve para a Folha.com às quintas.
 O evento será realizado no dia 15 de abril de 2013, segunda-feira, às 20h, na B’nai B’rith (Rua Caçapava, 105. 4° andar. Jardins. São Paulo-SP). Para participar é preciso se cadastrar AQUI.
Fonte: http://www.pletz.com/blog/

DEUS ABENÇOE ESTES EVENTOS E SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário