Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

CAFÉ EUROPA - 1ª EDIÇÃO DE 2013


“A beleza dos encontros no Café é que não há necessidade de maiores explicações. Os sobreviventes se entendem entre si de maneira única”.
Após uma bem sucedida edição piloto, a primeira realizada no Brasil no final de 2012, que contou com cerca de 100 participantes, o projeto Café Europa volta com muita alegria e emoção em 2013!
Entre vários fatos marcantes, foi possível presenciar o reencontro de duas sobreviventes da guerra, amigas de infância, que se viram no Café Europa pela primeira vez desde então.
QUE É O CAFÉ EUROPA?
Café Europa é um projeto feito especialmente para os sobreviventes da Shoá (Holocausto perpetrado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial).
A ideia é que os participantes possam celebrar a vida, por meio de encontros festivos e atividades culturais diversas. Os encontros reúnem histórias e narrativas diferentes, mas de um passado comum.
No Café Europa, os participantes têm a oportunidade de socializar, encontrar velhos amigos e desenvolver redes de suporte mútuo.
QUAL A ORIGEM DESSE PROJETO?
Café Europa é uma homenagem a um café localizado em Estocolmo, Suécia, o qual os sobreviventes da Segunda Guerra iam em busca de informações sobre seus parentes e conhecidos desaparecidos no período da guerra.
O projeto surgiu em 1988, na cidade de Los Angeles, após a psicóloga Flo Kinzler conhecer o tal café sueco.
QUEM ESTÁ POR TRÁS DESSE PROJETO NO BRASIL?
A iniciativa de promover o Café Europa no Brasil é da organização social Unibes, por meio da Agência Claims Conference, responsável pelo apoio aos sobreviventes brasileiros, e por um grupo de jovens voluntários que participaram da Marcha da Vida, um programa para conhecer o que se passou com a comunidade judaica na Segunda Guerra Mundial.
POR QUE A NECESSIDADE DE ENTRAR COM O PROJETO NO CATARSE?
A ideia é captar recursos para realizar a primeira edição deste ano do Café Europa, que acontecerá no dia 21 de abril, das 15h às 18h, na Casa de Cultura de Israel. A Unibes tem como objetivo promover mais três encontros no decorrer do ano.
ENTENDA O SIGNIFICADO DOS VALORES DAS RECOMPENSAS
Você deve estar se perguntando porque os valores das recompensas são tão “exóticos”, e, no mínimo, peculiares.
No alfabeto hebraico, cada letra tem um valor numérico. A palavra vida, em hebraico CHAI, tem na soma de suas letras o número 18. É um costume da comunidade judaica utilizar esse número em diversas ocasiões. Nada melhor, do que ter o número 18 e seus múltiplos nesse projeto de crowdfunding.

FONTE E MAIS INFORMAÇÕES: http://catarse.me/pt/cafeeuropa

DEUS ABENÇOE ESTE EVENTO E SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário