Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2012

18 de Março - Dia Nacional da Imigração Judaica no Brasil

Fonte: http://www.youtube.com/user/IsraelnaWeb?feature=watch

Belo Horizonte celebra o Dia Municipal da Imigração Judaica em 18 de março. Prefeito sancionou este ano Lei que institui a data na capital mineira. Evento no Museu Abílio Barreto marca comemoração.
Conforme lei sancionada em janeiro de 2012 pelo Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, foi instituído o Dia Municipal da Imigração Judaica, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de março. O objetivo é homenagear os brasileiros de origem judaica residentes na capital, que contribuíram e contribuem para o progresso do nosso país. Em âmbito nacional, a data já é oficializada desde 2009.
A Federação Israelita do Estado de Minas Gerais (FISEMG), com o apoio do Museu Histórico Abílio Barreto, realizará um evento no dia 18 de março mostrando os caminhos dos imigrantes judeus que vieram de diversas partes do mundo e por diversos motivos. O Presidente da FISEMG, Marcos Brafman, enfatiza que a Comunidade Judaica participa ativamente do desenvolvimento social, cultural, político e econômico da nossa cidade, “cumprindo um dos preceitos importantes do Judaísmo de que o ser humano tem a responsabilidade de agir tanto pessoal quanto profissionalmente de modo a tornar cada vez melhor o mundo em que vivemos”.
O evento é aberto ao público e será realizado no Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, às 18h do dia 18 de março (Domingo). No evento, haverá relatos de imigrantes judeus que vieram para Belo Horizonte com suas famílias, música klazmer com apresentação ao vivo e um vídeo sobre a imigração judaica, além de culinária típica.
18 de março
A data tem como referência a reinauguração da Sinagoga Kahal Kadosh Zur Israel (Santa Comunidade Rochedo de Israel), ocorrida em 2002. “Temos que ressaltar a abertura do país brasileiro aos estrangeiros. Ao longo dos anos, o Brasil construiu um estado multicultural capaz de preservar um pluralismo cultural respeitoso e harmonioso”, afirma Rabino Leonardo Alanati, da Congregação Israelita Mineira. Segundo ele, os imigrantes foram muito bem recebidos no Brasil. Aprenderam o português com seus novos e simpáticos vizinhos, experimentaram e aprovaram a culinária local e suas frutas exóticas, apaixonaram-se pela música, pelo samba, pelo carnaval e pela exuberante flora e fauna destas terras. A integração foi tamanha, que assustou os mais conservadores.
A Federação Israelita do Estado de Minas Gerais (FISEMG), com o apoio do Museu Histórico Abílio Barreto, realizará um evento mostrando os caminhos dos imigrantes judeus que vieram de diversas partes do mundo e por diversos motivos. O Presidente da FISEMG, Marcos Brafman, enfatiza que a Comunidade Judaica participa ativamente do desenvolvimento social, cultural, político e econômico da nossa cidade, “cumprindo um dos preceitos importantes do Judaísmo de que o ser humano tem a responsabilidade de agir tanto pessoal quanto profissionalmente de modo a tornar cada vez melhor o mundo em que vivemos”.
Dia Municipal da Imigração Judaica – 18 de março
Museu Histórico Abílio Barreto – Av.Prudente de Morais, 202. Cidade Jardim.
18 de Março às 18h

Fonte: http://www.pletz.com/blog/

Outro evento importantissimo (em inglês): http://www.nbn.org.il/events/aliyah-mega-event.html

Que Deus possa abençoar todos os Judeus no Brasil!
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário