Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

UMA BOA E MUITAS AMARGAS LIBERTAÇÕES

Por Nidal al-Mughrabi e Jeffrey Heller
GAZA/JERUSALÉM (Reuters) - O soldado israelense Gilad Shalit e centenas de palestinos cruzaram as fronteiras de Israel em sentidos opostos nesta terça-feira, com a troca de prisioneiros trazendo alegria para as famílias, embora tenha feito pouco para amenizar décadas de conflito.
Em uma das maiores trocas entre os dois lados, o sargento Shalit, de 25 anos, foi levado através da fronteira entre a Faixa de Gaza e a península do Sinai, do Egito, e entregue num posto de fronteira israelense, de onde foi conduzido a um helicóptero que o esperava para transportá-lo a uma base aérea de Israel, onde se encontrou com seus pais.
Simultaneamente, Israel começou a libertar 477 presos palestinos dos mais de 1.000 que fazem parte do acordo. Testemunhas viram o primeiro grupo chegando a Gaza. Outros devem ser libertados na Cisjordânia ocupada.
Outro grupo de 550 deve ser libertado ainda neste ano, e cerca de 40 estão sendo enviados para exílio na Turquia --que confirmou que aceitará cerca de 10--, Catar e Síria.
O ambiente em Israel era de júbilo, com cartazes de 'bem-vindo ao lar' nas ruas e passageiros do transporte público assistindo ao vivo transmissões da troca em telefones celulares.
Shalit era visto como 'o filho de todos' e pesquisas de opinião mostraram que a maioria dos israelenses apoiava o acordo mil-por-um, embora muitos dos presos libertados tivessem sido condenados por ataques que resultaram em mortes.
'Senti falta de minha família', disse Shalit, que estava magro e respirando às vezes com dificuldade, em entrevista a uma TV egípcia antes de ser entregue a Israel. A declaração à emissora foi divulgada depois de sua transferência para Israel.
'Espero que este acordo vá promover a paz entre Israel e os palestinos', disse ele.
No enclave costeiro palestino, líderes islâmicos do Hamas alegaram defesa pela hostilidade em relação a Israel que, nesta terça-feira pelo menos, ofuscou os esforços dos rivais liderados pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas, na Cisjordânia.
Mas não havia nenhum sinal de Israel ou do Hamas de que o acordo poderia ser um ponto de partida para o diálogo.
'O povo quer um novo Gilad, o povo quer um novo Gilad', clamavam dezenas de milhares de pessoas em um comício em Gaza para os prisioneiros libertados, pedindo que seus combatentes capturassem mais soldados para ajudar a libertar alguns dos 5.000 palestinos ainda detidos por Israel.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, saudando o retorno de Shalit para casa, advertiu os ex-prisioneiros de que eles estariam 'colocando suas vidas em risco' se 'retornassem ao terror.'
Defendendo o acordo que deixou um sabor amargo em Israel, Netanyahu disse que sentiu a dor dos parentes de israelenses mortos por alguns dos palestinos libertados, mas salvar um soldado do cativeiro era um imperativo bíblico judaico.
'É um dia difícil', disse ele, descrevendo o preço pago por Israel pela libertação de Shalit como elevado.
MEDIAÇÃO DO EGITO
O Egito ajudou a mediar o acordo e seu governo interino apoiado pelo Exército buscou reviver o papel diplomático chave no Oriente Médio.
Palestinos à espera dos prisioneiros libertados em um posto de inspeção na Cisjordânia jogaram pedras em soldados israelenses, que responderam com gás lacrimogêneo, depois que os militares anunciaram para a população que o grupo havia sido levado para outro ponto da fronteira.
No primeiro vídeo de Shalit divulgado desde 2009, antes de sua libertação, imagens da televisão egípcia mostraram o soldado em trajes civis e com um boné de beisebol. Sem sorrir e aparentando confusão, Shalit andava rapidamente escoltado por membros do Hamas, que seguravam seus braços ao retirá-lo de um veículo.
Segundo comentaristas políticos, parecia improvável que o acordo entre dois grandes inimigos tivesse um impacto imediato sobre os esforços de reviver as negociações de paz entre israelenses e palestinos. Mas o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse esperar que o acordo tenha um impacto positivo sobre o processo paralisado.
Os pais de Shalit fizeram uma campanha pública para insistir que o líder de direita fizesse mais para assegurar a libertação do filho e montaram uma tenda de protesto perto da residência de Netanyahu.
Para os palestinos, este foi um momento de celebrar o que o Hamas descreveu como uma vitória. Em Gaza, território tomado pelo Hamas em 2007 do movimento Fatah, de Abbas, foi declarado feriado nacional e jovens carregando bandeiras tomaram a cidade.
O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, abraçou os prisioneiros libertados conforme eles desciam dos ônibus.
'Essa é a maior alegria para o povo palestino', disse Azzia al-Qawasmeh, que esperava em um posto de controle na Cisjordânia por seu filho Amer, que estava na prisão havia 24 anos.
Alguns veem o acordo de troca de prisioneiros como um impulso para o Hamas às custas de Abbas, que renunciou à violência em favor de um diálogo, mas até agora não conseguiu ver os anos de negociações com Israel produzirem grande progresso rumo a um Estado palestino.
Na véspera da troca, foi anunciado que os esforços internacionais para reviver as negociações de paz após 13 meses do colapso por causa dos assentamentos construídos por Israel fracassaram em reunir os dois lados para encontros marcados para o dia 26 de outubro em Jerusalém.
Enviados do Quarteto de mediadores, formado por Estados Unidos, União Europeia, Rússia e ONU, farão sessões separadas com autoridades israelenses e palestinas. O Hamas se opõe ao processo de paz.
(Reportagem adicional de Allyn Fisher-Ilan, Rami Amichai, Ronen Zvulun, Ari Rabinovitch, Maayan Lubell, Douglas Hamilton, Mohammed Salem e Tom Perry)
Fonte: http://noticias.br.msn.com/
Mais noticias: http://noticias.br.msn.com/mundo/tratamento-no-cativeiro-foi-duro-nos-primeiros-anos-diz-pai-de-shalit / http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=31051630

Mande mensagens para o soldado Israelense Gilad Shalit (em inglês): http://www.facebook.com/FellowshipFan?sk=app_102463849858595&s_src=EN&s_subsrc=EN31110XXEXXX / http://www.cufi.org/site/PageNavigator/IsraeliSoldiers

Deus abençoe todos os soldados Israelenses!
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário